Agenda 2030. Educação inclusiva é uma das metas da ONU


A garantia de uma educação inclusiva e equitativa está entre as metas da Agenda 2030, estabelecida pela Organização Nacional das Nações Unidas (ONU). O objetivo é que, até o ano de 2030, os países que integram a organização possam criar políticas públicas que garantam as 17 metas propostas pelo documento.

De acordo com Rebeca Otero, coordenadora de Educação da Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (Unesco) no Brasil, a organização deve pensar em medidas que avaliem se os países estão cumprindo as metas determinadas.

Para o cumprimento dos objetivos no Brasil, Rebeca Otero defende que exista ainda mais investimento. “O País já investe em educação, mas precisa investir mais. São necessários recursos para alcançar tanto as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) como esses objetivos”, considera.

Além de ampliar os recursos, é preciso ainda ter uma boa gestão do dinheiro investido, ela sugere. “Precisamos otimizar esse investimento. Criar parcerias com outros setores para trazer benefícios para a educação pública, por exemplo”, cita a gestora. (Rômulo Costa)

Patrocínio